terça-feira, 14 de maio de 2013

Uma ode as sogras


Estas duas palavras, mãe e sogra, embora similares, carregam múltiplas conotações. Com a palavra sogra se faz piadas, gozações, comentários jocosos. Este costume é tão natural que até as sogras acham graça quando aparecem como “a velha chata, linguaruda que mete o nariz onde não é chamada.”.

De onde terá vindo a má fama das sogras? Como surgiu a ideia de concebê-las como pessoas de difícil relacionamento?
Fonte: Good Enough Mother

ORIGEM DA PALAVRA

A palavra vem do latim vulgar "socra" para designar a mãe do marido ou da esposa. Só muito tempo depois se utilizou o latim clássico "socrus" para designar o sogro. Na língua russa sogra é "STORVO". Acrescentando-se um "E" à palavra, na língua portuguesa, ela passa a significar "obstáculo, embaraço".

HISTÓRIA DE SOGRAS

No século VI A.C. encontramos uma fábula de Esopo chamada "A nora e a Sogra" e a sogra já aparece como difícil de engolir. Ela manda para a nora uma boneca de açúcar semelhante a ela, sogra. A nora ao provar diz que até mesmo de açúcar a sogra é amarga

A mitologia grega nos apresenta a lenda de Afrodite. Seu filho Eros se apaixona pela mortal Psiquê. Afrodite como a sogra enciumada impõe várias tarefas a Psiquê. Em uma delas a manda para o inferno (Hades).

Nos relatos bíblicos, a história de Rute e Noemi apresenta uma relacionamento de amor e sacrifício entre nora e sogra. Rute abdica de tudo para seguir a sogra Noemi. Juntas reiniciariam uma nova vida.

A SOGRA HOJE

Atualmente, alguns trabalhos de psicologia procuram entender o relacionamento sogra versus nora trazendo a tona valores crenças e hábitos familiares.

É significativo notar que aos sogros sobram sempre comentários elogiosos: é um segundo pai, um amigo. Porque será?

Na literatura popular encontramos referencias interessantes sobre a palavra sogra: origens de termos como olho de sogra  (o doce); língua de sogra (o brinquedo); casa da sogra... é o que vai se tornar a casa de algumas no dia das mães.

Por quê?

A SOGRA é a mãe do marido ou da esposa é ou vai ser avó e... é ou já foi NORA.

Zezé Bueno (68 anos)

Nenhum comentário:

Postar um comentário