sexta-feira, 29 de março de 2013

Ovo, símbolo da Páscoa


O ovo aparentemente parece uma coisa morta, sem vida, sem beleza, mas esconde dentro de si uma vida nova. Sua casca é fininha; é preciso tomar cuidado para não quebrá-lo. Apesar disso, o filhote que está ali dentro precisa fazer um esforço para romper a casca. O que nos lembra que o ovo, apesar de sua fragilidade tem um potencial de vida e força bastante grande. Não é à toa que a sabedoria popular e a medicina recomendam a ingestão de ovos quando se precisa de vitaminas e nutrientes. O ovo é símbolo da nova vida, vinda com força e energia.

Por isso que o ovo é um símbolo da páscoa. A lembrança de primeira páscoa vivida pelos hebreus saídos do Egito, nos remete ao ovo como símbolo de resistência. O ovo é um alimento que passando pelo fogo endurece, enquanto a maioria amolece. O povo caminhando com Deus, mesmo em meio às dificuldades, pode alcançar força, maturidade e vitória.

Por esses significados e pela analogia do ovo com o túmulo, assim como o filhote rompe a casca, Jesus rompeu as forças da morte e saiu do túmulo; o ovo é símbolo da ressurreição!

Nesta páscoa desejamos que você receba muitos ovos! Ovos na forma de palavras, gestos e atitudes portadores de força e vida! Especialmente desejamos que Cristo Jesus possa com sua vida e poder transformar as circunstâncias abatidas de sua vida em situações de alegria, esperança e fé. Somente quem venceu o poder da morte pode realizar coisas difíceis e até impossíveis em nossa vida.

Muitos “ovos de páscoa” para você! Feliz Páscoa!

Por Pra. Cristiane Capeleti Pereira

segunda-feira, 11 de março de 2013

Conflito entre gerações: o idoso na era digital



É perfeitamente compreensível e natural que os jovens e os adultos vejam as coisas de modo diferente. Cada parte mantém-se isolada em seu canto: os jovens isolados em seu micro mundo e os adultos preocupados com os seus deveres e afazeres – existia uma espécie de “trégua” que, com a evolução tecnológica, se tornou mais delicada.

Com o advento dos computadores, tablets e smartphones, o jovem se mantém conectado ao seu mundo o tempo todo. Por mais que ele, p.e., esteja de corpo presente em um almoço de domingo com a família, a sua mente e atenção estão focadas no espaço virtual das redes sociais e comunicadores instantâneos. E os adultos não conseguem entender o que ele vê de tão interessante naquela telinha brilhante.

Estes últimos são sem dúvida mais aptos para prever certos desfechos e evitar alguns tropeços aprendidos através das próprias experiências que a vida lhe proporcionou. Eles estranham como os jovens conseguem criar vínculos de amizade com pessoas que eles nunca viram na vida ou mesmo namorar à distância. Como confiar na palavra de alguém que não existe ali na sua frente?

Já o jovem não se conforma com as previsões e conselhos, se achando capaz de mudar o rumo das coisas. O comportamento dos mais velhos incomoda. Só mais tarde, com o passar dos anos, compreenderão que os mais velhos tinham razão em muitas coisas. Provavelmente quando estiverem maduros e vivendo o próprio conflito com a geração mais nova.

“[...] Por isso, por mais razão que você tenha, nunca tente provar que se acha o máximo, que o outro não é nada daquilo. Porque não há negócio pior do que oferecer sabedoria a quem só pode pagar com ignorância. ”(Max Gehringer, para CBN).

A tecnologia tomou um espaço muito grande na vida de todos, mas quando passamos a fruí-la sem preconceitos, percebemos que a experiência digital trouxe muitos benefícios para a terceira idade, reaproximando -mesmo que não seja da maneira que eles imaginavam- as diferentes gerações. Agora é o idoso é quem passa a pedir conselhos aos mais jovens sobre lançamentos tecnológicos e todo o vocabulário necessário para se manter atualizado. A possibilidade de trocar e-mails com parentes e amigos distantes, o ato de navegar na internet, viajar por todos os cantos do mundo e conhecer várias culturas diferentes acabam contribuindo ainda mais com as mudanças de paradigmas, quebrando barreiras e flexibilizando aquilo que antes era uma sólida certeza.

Esse “conflito entre gerações” é algo tão antigo como a história da humanidade. Jovens sempre quererão mais liberdade da “opressão” dos adultos e estes irão se desdobrar para fazer os primeiros entenderem que um “não” vai muito além de uma punição – que é uma forma de demonstrar como ele se preocupa com o bem estar do “oprimido”. Mas no final do dia, o filho irá publicar um post enaltecendo perante a todos os pais e avós maravilhosos que ele tem e estes clicarão em “curtir”, comentando com uma pequena carinha feliz no final. :-)


Por Diva S. Guedes

quinta-feira, 7 de março de 2013

8 de março - Dia Internacional da Mulher



Mulheres motociclistas
Foto: Acervo pessoal da autora


NÃO SEI, QUE INTENSA MAGIA, TEU CORPO IRRADIA
QUE ME DEIXA LOUCO ASSIM , MULHER...
...PALAVRA MÁGICA […] MULHER!

Fechando os olhos e buscando nas minhas memórias mais queridas, lembro das minhas avós, sentadas em suas cadeira de balanço, conversando com os seus netos enquanto faziam seus tricôs e crochês. Mais tarde podia se sentir um aroma gostoso no ar – aquele cheirinho maravilhoso de bolinhos de chuva, com o inigualável perfume de café recém coado em filtro de pano.

Abro os meus olhos e vejo que episódios como esse se foram há muito tempo. As avós de hoje, como eu, são diferentes: não nos dedicamos mais a apenas cuidar das nossas casas, do marido e filhos. Atualmente os nossos dias também são divididos entre viagens com as amigas, encontros com a turma, praticar exercícios na academia, navegar na internet e até se dedicar a momentos apenas para nós.

Mesmo com essas mudanças não podemos esquecer do nosso passado: já houve um tempo em que a nossa palavra não tinha valor, que não podíamos votar, concorrer pelas mesmas vagas de trabalho que os homens. Ser mulher já foi sinônimo de posse, de prenda e garantia de um celibato psicológico a um único esposo, mesmo que este lhe tratasse muito mal. De algum tempo para cá já queimamos sutiãs; entramos para as formas armadas para lutar na linha de frente. Comandamos navios e aviões e até presidente do Brasil nos tornamos!

Hoje somos mais independentes, guiando as nossas próprias vidas, compartilhando a responsabilidade de manter uma família junto com os nossos esposos, podendo ir para onde desejarmos sem sermos recriminadas; somos donas de nós mesmos, de corpo e alma.

Claro que nem tudo está perfeito. Ainda há muito pelo que lutar, mas hoje temos o nosso lugar de direito nesse mundo – um lugar onde eu com a minha idade me sinto uma mulher feliz e moderna, com lindas filhas, netos e uma família feliz e com muitos amigos. Posso subir em uma moto, fechar os olhos e apenas sentir o vento batendo em meu rosto... curtindo cada instante daquilo que me torna única: mulher.

Por Hilda Maria Colpy Favaron

quarta-feira, 6 de março de 2013

Poema da semana: MULHER




 Que traz beleza aos dias difíceis
Que divide sua alma em duas
Para carregar tamanha sensibilidade e força

Que ganha o mundo com sua coragem
Que traz paixão no olhar
MULHER
QUE luta pelos seus ideais
Que dá a vida pela sua família
MULHER
Que ama incondicionalmente
Que se arruma,se perfuma
Que vence o cansaço
MULHER
Que chora e que ri
Mulher que sonha
Tantas mulheres
Beleza única
Vivas, cheias de mistérios
E encontros.
MULHERES
Que deveriam ser lembradas, amadas, admiradas
Todos os dias.
Para você MULHER
Tão especial
FELIZ DIA INERNACIONAL DA MULHER.
 -        autor desconhecido

Compartilhado por Prudência Souza